Reabilitação Inovadora e Suporte Dinâmico para Músculos e Articulações
Inventada pelo Dr. Kenzo Kase na década de 70, a técnica de Bandas Neuromusculares (BNM), também conhecida como Kinesio Taping, é um método de reabilitação projetado para facilitar o processo de cura natural do corpo. Fá-lo através do fornecimento de apoio e estabilidade aos músculos e articulações, crucialmente sem restringir por completo a amplitude de movimento do indivíduo (WONG, 2008). O grande diferencial do método de BNM reside na sua capacidade de reabilitar enquanto oferece suporte articular e muscular dinâmico (MORO, 2010). A sua aplicação eficaz exige um conhecimento sólido de anatomia e biomecânica do organismo, abrindo um leque de aplicações diversas na vasta área da Saúde (BOVÉ, 2000). Este método apresenta vantagens significativas em relação a outras abordagens, como as ligaduras funcionais tradicionais, pois não restringe os movimentos, não exerce pressão excessiva, ativa a circulação sanguínea e linfática e, sendo resistente à água e não provocando compressão cutânea indevida, permite um uso continuado (KAYA, 2011).
Compreender os princípios históricos e fisiológicos das Bandas Neuromusculares; Identificar corretamente as indicações e contraindicações para a aplicação das BNM; Dominar os princípios de aplicação e as características dos diferentes tipos de bandas; Aplicar as diversas técnicas corretivas (mecânica, fascial, de espaço, linfática, para cicatrizes); Realizar aplicações analíticas musculares e ligamentares em várias regiões do corpo (cervical, cintura escapular, dorsal, tórax, abdómen, membros superiores e inferiores); Integrar o uso de BNM em planos de tratamento em contexto clínico de reabilitação.
I- Introdução ao curso e ao método das Bandas Neuromusculares (BNM); II- História e desenvolvimento das BNM; III- Efeitos fisiológicos da aplicação das BNM no organismo; IV- Indicações terapêuticas e contraindicações; V- Análise de evidências científicas e estudos relevantes; VI- Características das bandas (elasticidade, material) e princípios fundamentais de aplicação (tensão, direção); VII- Bases fisiológicas da dor e sua relação com o diagnóstico diferencial na aplicação de BNM; VIII- Técnicas Corretivas: Mecânica, Fascial, De Espaço, Linfática, Aplicação em Cicatrizes; IX- Aplicação Analítica (muscular e ligamentar) por Regiões: Cervical, Cintura Escapular e Ombro, Coluna Dorsal, Tórax e Abdómen, Membro Superior, Membro Inferior; X- Abordagem em contexto clínico: estudos de caso e prática integrada.
Carga Horária Total: 16 horas. Certificação: Certificado de Formação em Bandas Neuromusculares (Kinesio Taping).
Osteopatas, Fisioterapeutas, Técnicos Auxiliares de Fisioterapia, Massagistas de Reabilitação, Massagistas de Desporto.
Clínicas de fisioterapia, centros de reabilitação desportiva, consultórios privados, hospitais (unidades de medicina física e reabilitação), clubes desportivos, ginásios com serviços de recuperação.
Licenciatura em Osteopatia, Licenciatura em Psicologia, Massoterapeuta, Linfoterapauta, outras formações complementares em Kinesiotape, Bambuterapia e Lipomodelagem.